#aws #development_career #certification - Sigla para Identity Access Management.
Funcionalidades
- Controle de acesso a recursos AWS através de usuários, grupos e funções (roles). Cada um desses recebe políticas de acesso que definem o que cada um pode utilizar.
- Habilitar autenticação em múltiplos fatores. Onde, além da senha e nome de usuário, o acesso a conta só é possível com um código aleatório gerado a cada 30s gerado por uma aplicação em outro dispositivo (e.g. Google Authenticator). Diminuindo drasticamente o risco de algum invasor malicioso causar problemas com acesso indevido.
- Acesso a contas AWS através da Identity Federation. Pode ser feito um link de contas do Archive Directory da sua empresa ou contas do Facebook, Google. Facilitando o acesso e diminuindo riscos do acesso de usuários a AWS.
- Permissões extremamente granulares. É possível definir um escopo de permissão onde um usuário pode criar máquinas EC2 apenas do tipo small com até 12G ram e 1TB de armazenamento.
- PCI DSS compliance. Padrão de segurança para compras relacionadas com cartão de crédito.
- Determinar regras de acesso para serviços ou usuários e grupos através de Roles. E.g. o EC2 pode acessar apenas bancos de dados DynamoDB.
- Configuração de regras de senha. Depende muito do segmento em que a conta da AWS irá atuar.
Criação de usuários
- Existem dois tipos de acessos:
- O acesso programático que gera uma chave-de-acesso-ID e uma chave-de-acesso-segredo. Esse tipo de acesso é utilizado para acesso a AWS API, CLI, SDK e outras ferramentas de desenvolvimento — normalmente utilizado para usuários desenvolvedores.
- O acesso ao console de gerenciamento AWS gera uma senha de acesso para o painel de controle da conta AWS. Normalmente é utilizada para arquitetos.
- Uma mesma conta de usuário pode ter ambos tipos de acesso.
- Por segurança é ideal que as contas sejam criadas com senhas auto-geradas e, no primeiro acesso, o usuário seja obrigado a trocar de senha.
- Usuários com acesso programático devem sempre baixar o arquivo de
.csv
para evitar a perda da senha. Se essa senha for perdida o usuário precisará ser removido e recadastrado.
Criação de grupos
- Um usuário pode pertencer a múltiplos grupos.
- É importante documentar a utilização dos grupos para cada função que ele foi concebido. Isso garante que qualquer pessoa possa fazer alterações nos grupos sem depender do criador dos grupos.