#aws #development_career #certification ### Máquinas Hands On - sa-east-1 (São Paulo) - 15.228.35.117 - 29ms - us-east-1 (Norte da Virgínia) - 54.209.251.97 - 156ms - ap-northeast-1 (Tóquio) - 18.176.55.46 - 307ms
DNS Records
São registros armazenados dentro do servidor de DNS e atrelados ao domínio.
- Host A (ou AAAA): indica o endereço de IP ao qual o domínio se refere. Host A é para IPV4 e Host AAAA é para IPV6. É possível definir um para cada prefixo do domínio. E.g. this-is-jhoel.click pode ser diferente de hi.this-is-jhoel.click.
- Alias (CNAME ou Canonical Name): aponta um subdomínio para outro subdomínio. Por exemplo, ele-e-bom.this-is-jhoel.click → www.this-is-jhoel.click. Diferente do Host A, o Alias aponta para outro nome, não o IP de um servidor.
- Mail Exchange (MX): aponta onde está o servidor de e-mail. Aceita múltiplos valores ordenados por prioridades customizadas (o primeiro valor a ser utilizado é o com menor prioridade, seguindo a ordem crescente).
- Service (SRV): utilizado para disponibilizar informações sobre um serviço. Seguindo um padrão, o subdomínio é utilizado para identificar qual o serviço e o registro possuí informações sobre IP e porta dele. Outras aplicações podem consultar esse registro para descobrir como conectar ao dado serviço.
- Start Of Authority (SOA): contém informações sobre o registro do domínio. Dentre essas informações está qual é o Name Server a quem o domínio está submetido, email do administrador (se não estiver privado), serial number que indica a versão atual dos registros da zona e intervalo de tempo no qual as informações da zona devem ser atualizadas.
- ? Name Server (NS): armazena o SOA.
- Pointer (PTR): oposto do Host A, aponta um nome para dado endereço IP. Utilizado para o reverse lookup.
📌 priority é utilizada em um registro com múltiplos apontamentos para que o cliente saiba qual deve tentar chamar primeiro; caso esse servidor falhe em responder, o próximo recebe requisição. A ordem de tentativa é crescente, ou seja, o primeiro apontamento a ser chamado é o que tiver prioridade 0.
📌 weight é utilizado por Load Balancers para saber como distribuir sua carga.
Routing Policies
Simple
Dada uma lista de IPs, um item dessa lista é selecionado e enviado para o cliente de forma randômica. Exemplo: se temos um registro de Host A com os IPs
1.1.1.1
, 111.111.111.111
e 222.222.222.222
as requisições para o domínio poderiam ser resolvidas da seguinte maneira:- retornado
111.111.111.111
- retornado
1.1.1.1
- retornado
1.1.1.1
- retornado
222.222.222.222
Weighted
Dada uma lista de IPs, o tráfego recebido pelo subdomínio é dividido entre os servidores de acordo com o weight definido para cada um. A proporção de tráfego é calculada utilizando p = serverweight/totalweight.
Latency
Dada uma lista de IPs. O NS faz um calculo de quanto tempo o cliente levaria para fazer uma requisição até cada um dos servidores listados. Assim, retorna o IP cujo tempo de latência é menor.
Failover
Definimos dois registros com a Failover Routing Policy para o mesmo subdomínio. Ambas devem ter uma verificação de integridade. Uma será o primário e outra o secundário. O registro secundário será utilizado caso a verificação de integridade do primário dê “Não íntegro”.
Geolocation
Definimos um registro para cada localidade que quisermos. Por exemplo, se queremos que os usuários que estão no Brasil acessem o servidor em São Paulo, criamos um registro com essa regra de roteamento e apontamento. Se não houver uma regra para a sua localização específica, a AWS utiliza o registro com localidade mais próxima a você.
Geoproximity
Utilizamos outro recurso do Route 53, as Políticas de Tráfego. Com essas políticas de tráfego conseguimos criar regras extremamente complexas de roteamento, mas o custo é elevado. Podemos definir encadeamento de políticas de roteamento utilizado uma ferramenta gráfica. [[Pasted image 20220215064311.png]]
Multivalue
Soluciona um problema da Simple Routing. A Simple Routing Policy divide o fluxo de forma randômica. Porém, ela não utiliza por padrão uma verificação de integridade. Se uma das aplicações para a qual ela roteia cai, o Route 53 continua levando tráfego para essa aplicação. A solução para isso é adicionar uma verificação de integridade. Para isso, precisamos substituir o Simple Routing pelo Multivalue Answer Routing; já que o Simple Routing não suporta verificações de integridade.